261 950 430 261 950 439

Freguesia da Ventosa

ADEGA COOPERATIVA DE SÃO MAMEDE DA VENTOSA

Fundada a 19 de Janeiro de 1956, esta adega é uma das fundadoras da Fenadegas e actualmente é membro da direcção do mesmo.

Telefone – 261 951 182
Fax – 261 951 598
Email – acsmv@clix.pt

ASSOCIAÇÃO AGRÁRIA DE CULTURA E RECREIO DE BONABAL

A Associação Agrária de Cultura e Recreio de Bonabal foi fundada a um de junho de 1971 e teve os seus estatutos publicados no Diário do Governo, n.º 78, III Série, de 2 de abril de 1973. Entre as diversas atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos, o ciclismo foi sem dúvida a que mais se destacou. No entanto, outas modalidades foram praticada, nomeadamente o atletismo, a ginástica e o futebol, entre outras. Um momento a registar na história da associação foi a inauguração do Monumento ao Homem Rural, no dia 2 de junho de 1996, da autoria de Joaquim Carimbo. Atualmente, entre as atividades praticadas, salientamos a organização da festa anual de São Martinho, o Festival do Caracol, a organização de récitas, estre outros.

Morada – Rua do Comércio, n.º 15, Bonabal, 2565-835 Ventosa, Torres Vedras
Telefone – 261 858 504
Email – associacaodobonabal@gmail.com
Facebook – [Clique aqui]

ASSOCIAÇÃO CULTURAL, DESPORTIVA E RECREATIVA DA MURTEIRA

Foi fundada a 14 de Agosto de 1984, os seus estatutos foram publicados no “Diário Republica” n°208, III Série de 7 de Setembro de 1984
Morada – Avenida 15 de Agosto, Murteira, 2565-827 Ventosa TVD

ASSOCIAÇÃO CULTURAL, DESPORTIVA E RECREATIVA DAS FIGUEIRAS

Fundada em 21 de Janeiro de 1988

Morada – Rua da Associação n°3 – Figueiras, 2565-845 Ventosa TVD

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DESPORTIVA E RECREATIVA DE ARNEIROS

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Arneiros, com data de fundação de 1 de maio de 1975, com estatutos publicados a 11 de maio de 1979 e com sede social inaugurada a 29 de abril de 2011, conta atualmente com 445 sócios. Filiada na Associação de Futebol de Lisboa desde 1981 e no INATEL desde 1995, a prática de futebol, nos seus diversos escalões (sénior, juvenil e de iniciados), constitui a maior valência desta Associação, que dispõe ainda de um Programa Mini Futebol e de uma equipa de Futsal Feminino. Ainda no âmbito da atividade desportiva, a Associação dos Arneiros organiza também provas de BTT (como o Raid Saloios BTT Sportzone), de atletismo (como a prova “Rota do Vinho”) e de Pesca, entre outros. No âmbito das atividades culturais e recreativas, destacamos a Festa tradicional em honra de São José, a organização das Tasquinhas e a Aldeia do Natal Encantado. De salientar que a sua Equipa de Futsal Feminino venceu, na época de 2015/2016, a Taça Nacional de Futsal Feminino; e que a sua Equipa de Futebol sénior ficou em 2.º lugar no Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa – 1.ª Divisão, Série I.

Morada – Rua 1.º de Maio, Arneiros, 2560-629 Ventosa, Torres Vedras
Telefone – 261 961 672
Email – acdrarneiros@afl.pt
Facebook – [Clique aqui]

ASSOCIAÇÃO DE CAÇADORES DA FREGUESIA DE SÃO MAMEDE DA VENTOSA

A Associação de Caçadores da Freguesia de São Mamede da Ventosa teve no dia 16 de setembro de 1993 a data da sua fundação, depois legalmente estabelecida em 1996 com a constituição da Zona de Caça Associativa com 1890 hectares. As suas atividades centram-se na caça, tiro aos pratos e largada de perdizes, para além da gestão da caça e conservação e equilíbrio das espécies, nomeadamente da perdiz, e dos predadores em vias de extinção. Anualmente, a Associação realiza um almoço entre caçadores, agricultores e proprietários e também uma largada, aberta a sócios e não sócios. A sede da Associação funciona no edifício da antiga escola EB1 de Arneiros desde setembro de 2013, cedido com a celebração de um Contrato de Comodato com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa.

Morada – Rua da Escola, n.º 20, Arneiros, 2565-831 Ventosa TVD

ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS

Funciona como complemento dos serviços prestados pelo ASAS

Telefone – 261 951 135

ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE E AÇÃO SOCIAL DE SÃO MAMEDE DA VENTOSA

A Associação de Solidariedade e Acção Social da Freguesia de São Mamede da Ventosa é uma instituição de utilidade pública que começou a desenvolver o seu trabalho em maio de 1989, com o Serviço Ambulatório e o Serviço de Apoio Domiciliário. Trata-se de uma instituição particular de solidariedade social que, atualmente, conta também com quatro Centros de Convívio itinerantes e com projetos de grande valor que pretende desenvolver, nomeadamente a Cantina Social. De salientar ainda o fornecimento de refeições a idosos e à Escola de Ensino Básico da Ventosa (Centro Educativo), cuja cozinha é gerida por esta Associação. O ASAS de São Mamede da Ventosa dá ainda resposta a outras necessidades, disponibilizando-se para o apoio à comunidade no que concerne ao encaminhamento para outros serviços. Com o início do funcionamento do Centro Educativo da Ventosa, o edifício onde funcionava o Jardim-de-Infância da Moçafaneira foi cedido a esta Associação pela assinatura, no dia 17 de setembro de 2013, de um Contrato de Comodato com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa.

Morada – Rua Moinho da Oureça, n.º 11, Moçafaneira, 2565-842 Ventosa TVD
Telefone – 261 952 516 | 261 951 135 (Serviço de Transporte de Doentes)
Email – asas_smamede@sapo.pt
Página Web – [Clique aqui]
Facebook – [Clique aqui]

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA, RECREATIVA E CULTURAL DA BORDINHEIRA

A Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Bordinheira inaugurou as suas primeiras instalações a 1 de julho de 1970 e teve os seus estatutos publicados a 26 de maio de 1972. Com uma equipa de tiro federada, uma equipa de pesca desportiva de mar, um ginásio com cerca de 100 atletas e ainda um grupo de motociclistas denominado “Rãs do Asfalto”, a Associação da Bordinheira promove e organiza, atualmente, diversas atividades desportivas, recreativas e culturais, de que se destaca a sua festa anual, a realização de concursos de pescas (que são já uma referência nacional) e, mas recentemente, do Festival da Francesinha. Além do seu edifício-sede, no qual também funciona atualmente o ginásio Bodygym, foi cedido à Associação o edifício da antiga escola EB1 da Bordinheira, por Contrato de Comodato celebrado com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa, celebrado no dia 18 de setembro de 2013.

Morada – Rua dos Navegantes n°2 – Bordinheira, 2565-836 Ventosa TVD
Telefone – 261 332 200
Página Web – [Clique aqui]
Facebook – [Clique aqui]

ASSOCIAÇÃO TARTARUGAS DO ASFALTO

A Associação Tartarugas do Asfalto teve origem numa iniciativa pensada por um pequeno grupo que, à semelhando do que se fazia numa localidade vizinha, organizou aquele que foi o primeiro de vários passeios de motorizadas, no ano 2000. Com o entusiasmo, os passeios repetiram-se e surgiu a vontade de oficializar o grupo, constituído em associação sem fins lucrativos em setembro de 2006. Desde então, todo os anos a Associação organiza os seus passeios (por vezes de dois ou três dias), acompanhados de boa comida e sobretudo de boa disposição e espírito de camaradagem. Também desde 2006 tem vindo a realizar o Passeio de Motas Antigas, com a participação de um número cada vez maior de motas, que constituem, dada a variedade de marcas e estilos e a sua antiguidade, um polo de atração. Esta Associação tem a sua sede no antigo Jardim-de-Infância da Pedra, cedido no dia 18 de setembro de 2013 após assinatura de um Contrato de Comodato com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa.

Morada – Travessa da Antiga Escola, Pedra, 2565-832 Ventosa TVD
Email – tartarugadoasfalto@sapo.pt
Facebook – [Clique aqui]

CENTRO SOCIAL DE SÃO JOSÉ

O Centro Social de São José é ima instituição particular de solidariedade constituída no dia 27 de março de 2000 com o objetivo de desenvolver iniciativas que visam responder às necessidades de crianças, jovens e idosos da freguesia e também do concelho. Para o efeito, presta atualmente apoio enquanto Centro de Dia, Centro de Convívio e dando apoio domiciliário. Com vista à construção de novas instalações para Centro de Dia e Creche, o Centro Social de São José tem promovido várias atividades, entre as quais salientamos a Festa da Flor e a Feira da Vindima “Da Vindima à Adiafa”, para além do fornecimento de refeições e do fabrico de pão e bolos, para o que tem contado com o envolvimento sempre importante da população. No dia 18 de setembro de 2013, o edifício onde funcionava o Jardim-de-Infância dos Arneiros foi cedido ao Centro Social por Contrato de Comodato celebrado com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa.

Morada – Largo de São José, n.º 10, Arneiros, 2565-831 Ventosa TVD
Telefone – 261 951 183
Email – tfalvescentrosocial@gmail.com
Facebook – [Clique aqui]

CENTRO SOCIAL, DESPORTIVO E CULTURAL DA PEDRA

O Centro Social Desportivo e Cultural da Pedra, fundado no dia 2 de fevereiro de 1983 com a denominação de Centro Desportivo Recreativo e Cultural da Pedra, foi constituído Instituição Particular de Solidariedade Social, com novos estatutos e com a sua atual denominação, em novembro de 2003. Desenvolve, atualmente, diversas atividades quer de natureza desportiva, recreativa e cultural, quer de ação social e desenvolvimento comunitário. Destacamos, no âmbito desportivo, a conquista de vários títulos em campeonatos e torneios de futebol e, no âmbito recreativo e cultural, a realização de atividades diversificadas destinadas à promoção do convívio em comunidade e à angariação de fundos para a construção do Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, sendo já reconhecida a sua Matança do Porco. Salientamos, ainda, a realização dos festejos tradicionais em honra de São Sebastião, os quais integram também várias atividades desenvolvidas nos dias de Festa ou ao longo do ano: bailes, concurso de pesca, rally paper, Passeio de Motas Antigas (em parceria com a Associação “Tartarugas do Asfalto”), noite de fados, feira das sopas. Atualmente, além do edifício-sede, o CSDC da Pedro dispõe de um espaço que corresponde à antiga Escola EB1 da Pedra, onde funcionam, por exemplo, as atividades com a população sénior. Este espaço foi cedido mediante celebração de Contrato de Comodato com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa, no dia 18 de setembro de 2013.

Morada – Av. 16 de agosto, n.º 14, 2565-832 Ventosa TVD
Telefone – 261 857 518
Email – csdc.pedra@sapo.pt
Página Web – [Clique aqui]
Facebook – [Clique aqui]

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS – AGRUPAMENTO 647

A origem do Agrupamento 647 do Corpo Nacional de Escutas – São Mamede da Ventosa deveu-se ao entusiasmo de um grupo de jovens que, sob a influência de amigos pertencentes ao Agrupamento de Escuteiros da Freiria, levaram o padre José Querido a procurar informações sobre o movimento, com vista à criação de um grupo. Para o efeito, em 1979 abriram-se as inscrições para jovens entre os 15 e os 22 anos e durante os dois anos seguintes os elementos inscritos frequentaram um curso na Junta de Núcleo do Oeste que permitiu, em 26 de julho de 1981, a realização das primeiras promessas e, nesse mesmo ano, do primeiro acampamento. No dia 16 de maio de 1982 foi inaugurada a sede do Agrupamento, com a presença do bispo auxiliar D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva. Desde então, o espírito escutista tem permanecido e o agrupamento conta atualmente com noventa e nove (dados de 2013) elementos distribuídos pelas quatro secções de lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros.

Morada – Largo das Argolas, n.º 1, Ventosa, 2565-833 Ventosa, Torres Vedras
Email – agrupamento647smv@gmail.com
Facebook – [Clique aqui]

GRUPO DESPORTIVO, RECREATIVO E CULTURAL “OS CARREGUEIRENSES”

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural “Os Carregueirenses”, teve os seus estatutos publicados a 11 de março de 1995, é sobretudo reconhecido pela sua equipa de atletismo, que, apesar de recente (com atividade iniciada na época de 2009/2010), já granjeou diversos títulos nos seus diferentes escalões nos vários campeonatos em que tem participado, quer a nível municipal quer em provas nacionais. No dia 16 de Abril de 2011 celebrou-se a assinatura do Contrato de Comodato com o Município de Torres Vedras e a Junta de Freguesia da Ventosa para cedência do edifício escolar sito na Carregueira ao Grupo Desportivo Recreativo e Cultural “Os Carregueirenses”, dotando assim a localidade de um espaço de convívio e de lazer.

Morada – Rua do Poço Antigo, n.º 4, Carregueira, 2565-830 Ventosa TVD
Página Web – [Clique aqui]
Facebook – [Clique aqui]

GRUPO DESPORTIVO, RECREATIVO E CULTURAL DE SÃO MAMEDE DA VENTOSA

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de São Mamede da Ventosa foi fundado no dia 23 de dezembro de 1975 e os seus estatutos foram publicados a 24 de março de 1983. O futebol e o chinquilho foram as atividades que estiveram mais diretamente relacionadas com a necessidade de se criar um grupo desportivo. A coletividade tem participado em vários eventos organizados pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, como Miss Vindimas e Novos Talentos. Anualmente, a 17 de agosto, decorre a festa tradicional em honra de São Mamede, padroeiro da Freguesia, de que o Grupo Desportivo é promotor.

Morada – Bairro das Faias, n.º 3, São Mamede, 2565-842 Ventosa TVD

UNIÃO CAMPONESA DESPORTIVA E RECREATIVA DE FERNANDINHO

A União Camponesa Desportiva e Recreativa de Fernandinho é a mais antiga das coletividades da freguesia da Ventosa: a sua secção recreativa foi fundada em maio de 1948 e a desportiva em setembro de 1964, tendo os seus estatutos sido publicados a 22 de fevereiro de 1978. A nova sede foi fundada a 21 de junho de 1972. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os torneios de futebol e de ténis de mesa e a organização de passeios pedestres.  Atualmente, a coletividade dispõe também de um grupo de teatro. A União Camponesa Desportiva e Recreativa de Fernandinho ocupa atualmente o espaço da antiga EB1 de Fernandinho, por contrato de comodato celebrado com a Câmara Municipal de Torres Vedras e com a Junta de Freguesia de Ventosa.

Morada – Rua de Pampilho, n.º 3, Fernandinho, 2565-841 Ventosa TVD

Call write essay your local spca or animal shelter and see if they need an extra hand

Copyright © 2019, FreSoft, Lda. Todos os direitos de autor reservados.